Nada como uma ironia e uns risos pra brindarmos esse feriado do Coelho:
"- Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!
- Igual ao Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta, vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Ate parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo..
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era... era melhor, sim... ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né?
- Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei, na Sexta-feira Santa.
- Que dia e que mês?
- (???) Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.
- Um dia depois!
- Não, três dias depois.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas?
Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas.
Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se Jesus morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- Ui...
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Ai Coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo!"
Luís Fernando Veríssimo, o próprio e a melhor explicação do que é a páscoa!
sábado, 22 de março de 2008
sábado, 1 de março de 2008
Música - Orquestra Imperial
Calma aí, senta direito e lê a descrição feita por eles mesmos:
"Originalmente concebida a partir de uma reunião de alguns amigos de diferentes cenas da música pop brasileira ambiente, a "Orquestra Imperial" é o resultado do sonho mais antigo de cada membro: fazer parte de uma típica orquestra de música brasileira tradicional com "algo mais". O grupo reúne nomes especiais da cena musical carioca nos seus diferentes estilos: a cantora-atriz Thalma de Freitas e Nina Becker cantando sambas; Moreno Veloso e Rodrigo Amarante (do grupo rock Los Hermanos) cantando boleros e salsas; além de grandes instrumentistas, tais como os produtores de música pop Berna (teclados e samplers) e Kassin (baixo); os guitarristas Nelson Jacobina, Bartolo e Pedro Sá; percussionistas Domenicoe Stephan San Juan; e um dos maiores mestres da música brasileira, lendário cantor e baterista Wilson das Neves, da velha guarda do samba e soul brasileiros, entre outros. Desde sua primeira aparição no verão de 2002, a Orquestra tem se tornado mais e mais uma das maiores sensações da recente cena cultural carioca. Eles vêm atraindo e animando um bom público, com um crescimento de audiência durante as performances, todo mundo dança e recebem presentes especiais como participações de grandes nomes brasileiros, como Caetano Veloso, Marisa Monte, Jorge Mautner, Fernanda Abreu, Ed Motta, e estrelas internacionais também como Chrissie Hynde e muito mais.Em 2005 o grupo conseguiu um enorme sucesso com o público com seu Baile Pré-Carnaval no Rio de Janeiro, trazendo uma multidão de mais de 5 mil pessoas em cada apresentação. O mesmo projeto foi feito em 2006. A Orquestra tem participado de importantes festivais de música pelo mundo como o enorme Festival Sudoeste, em Portugal. E, sua primeira "tour" pelos EUA, com grandes shows, como o que se encontra no Chicago's Millennium Park dentro do World Music Festival (juntamente com Seu Jorge, que é um dos fundadores da banda, sendo um dos maiores nomes música brasileira hoje em dia). Em 2006, o grupo apresentou-se no Barbican Center Theatre (Londres) durante a exposição sobre o movimento brasileiro Tropicalismo, alcançou um grande sucesso de críticas e público. (...)
Alguns nomes no ORQUESTRA IMPERIAL:
MORENO VELOSO - Filho do grande cantor e compositor Caetano Veloso, ele lançou o álbum "Música para escrever", alcançando excelente recepção de público e crítica em todo o mundo;
DOMENICO - Baterista e cantor, ele lançou seu primeiro álbum "Sincerely Hot" apenas no Japão e nos os EUA, em parceria com Moreno Veloso e do baixista e produtor Kassin;
RODRIGO AMARANTE - Cantor e guitarrista da banda Los Hermanos, uma das maiores sensações do cenário de música pop brasileira. O Amarante canta boleros e salsas;
THALMA DE FREITAS - filha de Laércio de Freitas, famoso pianista e produtor dos 70's afro-brasileiro. Ela é uma grande atriz (pode ser vista nas novelas 'O Clone', "Comecar de Novo" e nos filmes "Xangô de Baker Street" e "Filhas do Vento" - filme que ela foi premiada como "Melhor Atriz Coadjuvante*", no Festival de Filmes de Gramado, o maior prêmio de filmes brasileiro) e cantora.
NELSON JACOBINA - parceiro de Jorge Mautner, que ele é um dos mais importantes músicos da MPB (Música Popular Brasileira), compositor de sucessos como "Maracatu Atômico";
BERNA CEPPAS & KASSIN - tanto produtores como os grandes músicos. Além de tocar na orquestra (que fundou juntamente), trabalham com importantes nomes da cena musical brasileira como Fernanda Abreu, Caetano Veloso e Adriana Calcanhoto. No ORQUESTRA Berna cuida de sintetizadores e percussões e Kassin desempenha o baixista.
WILSON DAS NEVES - A lenda da música brasileira, o maior baterista com seu estilo único de cantar sambas, ele inspira o grupo, e outros grooves brasileiros.
ORQUESTRA IMPERIAL:
MORENO VELOSO - percussão e vocais
RODRIGO AMARANTE - vocais
NINA BECKER - vocais
THALMA FREITAS - vocais
NELSON JACOBINA - guitarra solo
BARTOLO - rhytmguitar
PEDRO SA - eletric guitar
RUBINHO JACOBINA - piano elétrico
BERNA CEPPAS - teclado e percussão
KASSIN - eletric-bass
MAX SETTE - trompete
BIDU - trombone
MAURO ZACHARIAS - trombone
FELIPE PINAUD - flauta
DOMENICO - tambores
LEO MONTEIRO - electrónico percussão
STEPHANE SAN JUAN - percussão
BODÃO - percussão
WILSON DAS NEVES - vocal e percussão"
Bom, eles não são brincadeira não! Com 19 artistas compondo essa grande orquestra "sambística" não era de se esperar outra coisa se não um grande sucesso e música boa. Pra quem ficou com aquela pulguinha atrás da orelha para ouví-los, é só chegar aqui no myspace deles. E pra quem quer conhecer um pouquinho mais cada integrante, eu recomendo dar uma chegadinha no site deles. Mais uma inciativa bem-sucedida e inteligente que eu acabei conhecendo.
Assinar:
Postagens (Atom)