Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2009

Receitas - Acarajé


Quando fala-se em Bahia, lembra-se do quê? Pimenta na comida, sol, baianos e Porto Seguro? Correto! Obviamente o Estado da Bahia é muito mais do que essas quatro características, mas hoje vamos falar de comida (oba!). Recentemente fui comer acarajés com meu pai num restaurante chamado Tempero Nordestino, aqui em Florianópolis (esse restaurante virará tema de um post assim que eu comer o escondidinho de carne-seca, tenho certeza). Lembrei-me que este prato é típico do nosso país (no caso da Bahia) e resolvi postar sobre ele.

Manuel Querino em A arte culinária na Bahia, de 1916, conta, na primeira descrição etnográfica do acarajé, que "no início, o feijão fradinho era ralado na pedra, de 50 cm de comprimento por 23 de largura, tendo cerca de 10 cm de altura. A face plana, em vez de lisa, era ligeiramente picada por canteiro, de modo a torná-la porosa ou crespa. Um rolo de forma cilíndrica, impelido para frente e para trás, sobre a pedra, na atitude de quem mói, triturava facilmente o milho, o feijão, o arroz".

O Acarajé também é feito e servido como comida ritual da orixá Iansã. O nome significa "comer bola-de-fogo" - o que é quase literalmente verdade, se formos à Bahia. Vale lembrar que este prato geralmente é servido o "bolinho" cortado ao meio com recheio de vatapá e camarão. Eis a receita completa:

Ingredientes:

Acarajé
- 1 kg de feijão fradinho quebrado
- 2 cebolas
- 50g de camarão seco dessalgado
- Sal a gosto
- Azeite de dendê para fritar

Vatapá
- 3 pães (francês) frescos ou amanhecidos
- 600ml de leite de coco
- 100g de amendoim torrado e sem casca
- 100g de castanha de caju torrada
- 1 lasca de gengibre
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 50g de camarão seco dessalgado
- Sal a gosto
- 1 xícara (chá) de azeite de dendê
- Farinha de trigo, se necessário

Recheio do acarajé
- 400g de camarão seco
- 300g de vatapá
- Vinagrete feito com 4 tomates, 1 cebola, 2 colheres de
coentro (picado)

Modo de fazer:

Acarajé
Deixe o feijão de molho por 6 horas. Depois lave até que saia toda casca. Deixe escorrendo numa peneira com um pano até que fique bem enxuto.
No processador, leve o feijão, uma cebola, o camarão seco, sal a gosto e triture até que fique com uma consistência de massa. Bata a outra cebola no liquidificador e vá adicionando aos poucos a massa, batendo com uma colher de pau até atingir o ponto. Esquente bem o azeite de dendê e coloque os acarajés para fritar.

Vatapá
Coloque o pão de molho na metade do leite de coco e reserve a outra metade. Deixe por 2 ou 3 horas. No liquidificador, bata os pães deixados de molho, o amendoim, a castanha de caju, a gengibre, as cebolas, o alho, o camarão seco e o sal.
Triture todos os ingredientes. Leve ao fogo e vá adicionando aos poucos o restante do leite de coco e o azeite de dendê, acerte o sal e deixe por 20 a 30 minutos. Deve até atingir o ponto de consistência de uma pasta firme. Se ficar ralo acrescente um pouco de farinha de trigo.

Recheio do acarajé
Corte o acarajé ao meio e recheie com um pouco de vatapá, um pouco de camarão e com o vinagrete.

Se você não está com tamanho empenho de fazer em casa, vá em algum lugar nordestino comer, ou até à Bahia!

Fontes:
- Wikipédia
- Mais Você

2 comentários:

Jorge Ramiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Ramiro disse...

Parece delicioso, eu comi em um restaurantes em moema. Eu gostaria de poder cozinhar isso em casa. A próxima semana...