Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Música - Elis Regina



Elis Regina do Carvalho Costa foi uma das maiores e melhores cantoras que esse Brasil já teve o prazer de produzir. Ela começou desde cedo a querer cantar e participar de concursos, mesmo com a mãe sendo um tanto contra. Há quem goste e quem não goste, mas é fato: a voz dela é um primor!

A gente diz que ela foi uma das maiores cantoras brasileiras, talvez por ter lançado 27 LPs, catorze compactos simples e seis duplos, que venderam algo como 4 milhões de cópias. Elis produziu de 1961 a 1984, até morrer. Taí uma coisa que eu gostaria de entender: a morte da Elis. Nesse site tem uma reportagem que a Veja fez sobre o mistério que rola com a morte dela... ficou meio no ar mas a conclusão mais 'precisa' é que ela tenha tomado cocaína com alguma bebida - whisky talvez.
Esse site da Veja tem também a discografia dela, a biografia, a tal da reportagem, umas fotos e umas frases que ela falou. Dêem uma olha aqui então.
Achei também um blog que posta desde 2004 só sobre Elis Regina. Tá meio desatualizado mas eu acho que dá pra ler os posts anteriores pra quem tiver interesse. O blog é esse.

E as músicas dela? Pois é, pra quem quiser baixar toda a discografia, achei esse site aqui. Baixei um CD já, não testei todos mas...

Além das músicas, ela deixou outra coisa como legado: Maria Rita. Mas isso é assunto proutro post.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Cartunistas - André Almeida

Entrando na onda da Bruna, vou postar um cartunista que também se chama André! Nesse caso é André Almeida e o cara é amigo meu. Sou suspeita já que o André é meu amigo, mas quem vir (do verbo ver) vai perceber que tenho razão!
Além dele também se chamar André eu o conheci no Camiseteria. Ele é designer, cartunista, desenhista, artista, cruelmente inteligente e bacana. No blog dele tem as tirinhas do Zé Leitão, personagem que ele criou e que é muito engraçado! Tem também rascunhos de algumas hqs prováveis, imagens de estampas que ele manda pro camiseteria, etc e tal. Fica a dica de dar uma lidinha no blog dele que é muito legal! E agora, uma do Zé Leitão que eu adoro!


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Cartunistas - André Dahmer


André Dahmer, autor das tiras dos Malvados, já relativamente famoso cartunista brasileiro, tem como "deus" outro cartunista também genial, Allan Sieber (que, por sinal, também tem um ótimo trabalho).
Dahmer faz um gênero mais fictício, mas que te remete à realidade de imediato. Tirinhas sem censura e sem grandes floreios no traço são sua marca, abordando, em sua maioria, assuntos como a sociedade (como ela é, e não como deveria/parece ser), capitalismo, alcoolismo, sexo e coisas que se tornaram cotidianas como Orkut, etc, sempre com grandes doses de um humor negro e único.
Seus principais personagens são Malvadão e Malvadinho. São seres indefinidos, que se assemelham a girassóis - "os girassóis do mal", como são chamados. O Mini-Dahmer (figura do post) também é um dos personagens principais, sendo uma caricatura dele mesmo. Outros personagens que formam séries isoladas, como uma das melhores sátiras aos poderosos-chefões: Encontro Anual dos Donos do Mundo.
Não fica difícil entender porque o cartunista já serve de inspiração para muitas pessoas.

Se interessou? Não? Não sabe? Vai logo ler!

Personalidades - Oswaldo Cruz




Opa(oba)! Acabei de saber que vão fazer um post sobre a história dos Mutantes. Prá esquentar o motor da categoria história, vai aqui um "textículo" da história de Oswaldo Cruz.


Nascido em São Luís do Paraitinga - Petrópolis - em , 5 de agosto de 1872 ( 64 anos depois da chegada da família real ). Este cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, além de cursar a faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, foi à Paris prá se aprofundar nos estudos. Quando o gente boa voltou pro Brasil, ele combateu ao surto de peste bubônica. A epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado, até que ele criou o Instituto Soroterápico Nacional em 1900 (muito antes do tempo do êpa! rsrs). Quatro anos depois, o camarada convenceu o presidente Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, no que resultou em rebeliões populares e da Escola Militar, pois esses achavam que esse ato era uma vacinação forçada ("a ignorância é a mãe de todos os males"). Esse rebelião ficou conhecida como Revolta da Vacina. Após vários avanços e descobertas é que vieram as homenagens e os reconhecimentos. Vou citar somente alguns que eu achei em uma pesquisa rápida, sendo esses: Um municipio do estado de São Paulo com o seu nome; a figura de seu rosto nas notas de 50 cruzados -1986 -; e em 2001, um filme em sua homenagem com o nome de Sonhos Tropicais, que aliás muitos deles viraram realidade.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Música - Nação Zumbi

Enquanto eu espero a pesquisa que meu amigo Diogo está fazendo sobre Os Mutantes, vamos falar do que "descobri" esses dias. Não fazem 3 ou 4 dias eu acho, tava pulando de canal entediada por não ter nada e acabei caindo no novo clip da nova música do Nação Zumbi. A música é Bossa Nostra. A letra é uma proeza um tanto genial. Começa assim:
"Ninguem quer saber O gosto do sangue Mas o vermelho Ainda é a cor que incita a fome"
Acabei parando pra pensar. Eles têm razão, no final das contas. Mas além dessa música, o CD tá cheinho de músicas legais. E quando você se dá conta, eles "existem" como banda desde o início da década de 1990. E poxa, eles fazem uma mistureba genial de ritmos e estilos.

Nação Zumbi é muito chique, gente. Eles fizeram um site só pro CD novo, o tal do Fome de Tudo. Para entrar no site clique aqui. Além desse site, eu achei um outro, do CD Futura. Poxa, eu achei cruel, os 2 sites são suuuuper! Então, entrem! Os sites são lindos, e tem wallpapers bem legais pra quem quiser baixar. Rola download dos cds e dá pra ouvir músicas nos sites dos CDs deles.
Só agora entendo porque meu pai (que tem orkut) tá numa comunidade chamada Chico Science e Nação Zumbi. Ironia do destino ou não, a música vale a pena!

Lugares - Floripa e Itapeva

Pra quem se morde de raiva por não poder ir às Bahamas, seus problemas acabaram!
Sem sair do Brasil você pode achar lugares bonitos demais pra deixarem de ser fotografados.

Começamos com um clássico: Litoral. Mais precisamente, sul do Brasil, Florianópolis, em Santa Catarina.

Praia de Jurerê Internacional. (Foto por mim)


Centro, ao fundo se encontra a ponte Hercílio Luz,
cartão-postal da cidade. (Foto por mim)


Avenida Beira-Mar Norte, uma da principais de
Florianópolis. (Foto por mim, acho. Mas não garanto)


Praia de Canasvieiras. (Foto por Bonnie Taschner)


E pra sair do clichê, que tal foto de cidades do interior?
Pra quem acha que no interior só tem cidade feia, fotos pra mostrar que, no Brasil, sempre tem como ver algo de bonito em qualquer lugar.

Itapeva - SP, lua nascendo, fim de tarde. (Foto por mim)


Nuvenzinha macabra sob a lua, anoitecendo. (Foto por mim)


Noite, lua dominante na cidade. (Foto por mim)

Belezas nesse país não faltam, é só saber olhar.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Lugares - Ilha do Campeche


Você não precisa viajar para a Europa, nem para a América do Norte, nem para qualquer outro lugar do mundo prá ver lugares ricos em belezas naturais. Na ilha de Santa Catarina, Florianópolis, exitem diversos lugares com esse tipo de beleza, mas têm um que é especial. Ilha do Campeche, desconhecida por muitos, é um lugar paradisíaco, com fácil acesso de barco público (claro, você paga uns 4 reais), e com um restaurante de ponta para os degustadores de boa comida. A ilha oferece, além de águas cristalinas e trilhas fascinantes, mergulho com equipamentos em sua costa (preço acessivel). Então, antes de gastar uma grana prá viajar para longe à busca de lugares encantadores, visite a Ilha do Campeche e veja uma amostra do que têm em abundância em nosso país.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Blogs/Sites - Mixirica


Pois bem, e já que o assunto é comida, vamos começar o blog com um site pra lá de maravilhoso! O Mixirica é um blog/site que tem inúmeras receitas gostosas. Chefiado pela Tatiana Damberg, mais conhecida por Tatu, o blog é um primor do mundo bloguístico (e olha que sou chata pra gostar de blogs). Além de ser roxo (hehe), o blog é extremamente organizado, as receitas parecem ser ótimas, as fotos são im-pe-cá-veis e a dona parece ser uma gracinha! Então fica a dica para quem quiser se deliciar com um blog feito com carinho e dedicação. Quem precisa de francês cozinhando se tem o Mixirica pra auxiliar? Hehe

Feijoada com Laranja - O Começo


Esses dias eu, Cristal, estava meio revoltada com as pessoas em geral. Principalmente quando vi um blog falando mal sobre uma cidade. Tudo bem que o blog é sobre o mal atendimento em Chapecó - SC, o Só Em Chapecó, mas é aquela coisa... eu acho mais legal falar sobre as qualidades e não sobre os defeitos. Defeitos todo mundo tem, quase todos iguais e ninguém é perfeito. Que dirá uma cidade ou um país! Então resolvi criar o FeijoadaComLaranja para falar sobre lugares lindos do nosso Brasil, designers supimpas, trabalhos maravilhosos, livros legais e tudo o que a gente tem TAMBÉM! Então vamos botar as nossas manguinhas pra fora, pesquisar [não precisa muito] e descobrir empresas, locais, pessoas daqui no nosso Brasil que tenham o mérito de aparecer aqui nesse blog. Além de mim, estarão postando aqui: Bruna, Anderson e Lui, diretamente da nossa linda ilha catarinense: Florianópolis.

E porquê ser feijoadacomlaranja o nome? Porque mesmo que não seja algo que foi criado essencialmente no Brasil (pois acontece na África também até onde meu conhecimento alcança), eu acho que é uma herança dos nossos escravos. Uma herança pra lá de gostosa, convenhamos! Eu adoro, quem é que não gosta?

A foto acima é desse flickr aqui.