Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Personalidades - Oswaldo Cruz




Opa(oba)! Acabei de saber que vão fazer um post sobre a história dos Mutantes. Prá esquentar o motor da categoria história, vai aqui um "textículo" da história de Oswaldo Cruz.


Nascido em São Luís do Paraitinga - Petrópolis - em , 5 de agosto de 1872 ( 64 anos depois da chegada da família real ). Este cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, além de cursar a faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, foi à Paris prá se aprofundar nos estudos. Quando o gente boa voltou pro Brasil, ele combateu ao surto de peste bubônica. A epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado, até que ele criou o Instituto Soroterápico Nacional em 1900 (muito antes do tempo do êpa! rsrs). Quatro anos depois, o camarada convenceu o presidente Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, no que resultou em rebeliões populares e da Escola Militar, pois esses achavam que esse ato era uma vacinação forçada ("a ignorância é a mãe de todos os males"). Esse rebelião ficou conhecida como Revolta da Vacina. Após vários avanços e descobertas é que vieram as homenagens e os reconhecimentos. Vou citar somente alguns que eu achei em uma pesquisa rápida, sendo esses: Um municipio do estado de São Paulo com o seu nome; a figura de seu rosto nas notas de 50 cruzados -1986 -; e em 2001, um filme em sua homenagem com o nome de Sonhos Tropicais, que aliás muitos deles viraram realidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima homenagem Anderson, temos sim que nos orgulhar e lembrar sempre de "peças" fundamentais em nosso desenvolvimento como Oswaldo Cruz.